ReSUMO EXECUTIVO:
Um Futuro Mais Seguro para a Região de Boston

Junho de 2025

Todos os dias, inúmeras jornadas começam e terminam por toda a Região de Boston. E, mesmo assim, essas viagens diárias enfrentam um perigo oculto: acidentes de trânsito que causam ferimentos graves e mortes. O Plano de Ação Visão Zero da Região de Boston é a proposta da Organização de Planejamento Metropolitano (MPO - Metropolitan Planning Organization) da Região de Boston para mudar esta realidade, com uma meta ambiciosa, mas alcançável: zero mortes e ferimentos no trânsito até, no máximo, 2050. Esse compromisso significa projetar proativamente um sistema de transporte que projeta a todos e reconheça que erros humanos acontecem e que precisamos criar camadas de segurança para prevenir os desfechos mais trágicos.

O problema que enfrentamos:
Desafios de segurança nas vias públicas

Os números refletem uma história angustiante, de 2018 a 2022, na Região de Boston, aproximadamente 1.000 pessoas por ano foram mortas ou ficaram gravemente feridas em acidentes de trânsito. Acidentes graves podem representar uma parcela menor dentre todos os acidentes de trânsito, mas acarretam um custo humano e econômico enorme, que chega a bilhões de dólares anualmente. Nossa análise mostra que esses acidentes graves não são inteiramente aleatórios. Eles se concentram em áreas específicas e envolvem circunstâncias peculiares:


Para identificar com precisão essas áreas problemáticas, desenvolvemos duas ferramentas poderosas: a High-Injury Network (HIN – Rede com Altos Ferimentos) e a High-Risk Network (HRN – Rede com Altos Riscos). A HIN identifica os pontos nos quais acidentes graves ocorreram historicamente, o que ajuda a compreender os padrões do passado. A HRN identifica proativamente os locais com características que indicam um alto risco de acidentes futuros, mesmo que um acidente grave ainda não tenha ocorrido nesses locais. Essas redes, que podem ser acessadas por intermédio de um mapa interativo online (consulte bostonmpo.org/visionzero), empoderam as comunidades e permitem que elas entendam seus desafios locais em termos de segurança e concentrem seus esforços nos locais onde eles são mais necessários.

Uma voz coletiva:
Nossa abordagem de engajamento e principais descobertas

O desenvolvimento de um plano de tal magnitude requer escutar a opinião daqueles que serão mais afetados. Nossa estratégia de engajamento foi criada de modo a coletar e incluir diversas perspectivas de toda a Região de Boston. Por meio de uma Força-Tarefa Visão Zero, pesquisas públicas, grupos focais, mesas-redondas municipais e um site dedicado ao projeto, ouvimos centenas de residentes, funcionários municipais, forças de segurança, profissionais da saúde pública, defensores e líderes comunitários.

O feedback foi claro e consistente:


O caminho que temos à nossa frente:
Trabalhando juntos em prol da Visão Zero

Para alcançarmos nossa meta de Visão Zero até 2050, precisamos de esforços colaborativos e sustentados por parte de todas as pessoas envolvidas na segurança do transporte. A MPO da Região de Boston um papel extremamente importante nessa implementação, e convidamos todas a municipalidades, parceiros do estado, associações baseadas na comunidade e membros do público em geral a se unirem a nós.


O papel da MPO inclui:

O papel das municipalidades e do estado incluem:


Este Plano de Ação é mais do que um documento: é um compromisso com um futuro no qual ninguém perde a vida ou sofre um ferimento grave em nossas vias públicas. Isto é uma chamada para ação para cada comunidade, cada proprietário de vias públicas, e cada residente para que trabalhem juntos para construir um sistema de transporte realmente seguro para a Região de Boston. Vamos transformar a Visão Zero em realidade!